5° ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

08/03/2014 00:00
5º ENAS – 01 a 05 de setembro de 2014
5° ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
LOCAL: Belém, Pará
email: contato@apsignificativa.com.br
PRIMEIRA CHAMADA DE TRABALHOS
Período de submissão de trabalhos: de 15 de fevereiro a 30 de março de 2014
Os Encontros de Aprendizagem Significativa têm como objetivo a apresentação e discussão de estudos fundamentados na Teoria da Aprendizagem Significativa, bem como fomentar a interação entre investigadores e professores. O primeiro Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa (EIAS), ocorrido em 1992, na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, visou à divulgação da Teoria e de estratégias facilitadoras da Aprendizagem Significativa. Os Encontros seguintes, em decorrência da crescente produção e interesse sobre esse referencial, centraram-se no seu aprimoramento e foram realizados, respectivamente, em Burgos, Espanha, em 1997, em Peniche, Portugal, em 2000, em Alagoas, Brasil, em 2003, em Madrid, Espanha, em 2006 e, o último, em São Paulo, Brasil, em 2010. O Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa (ENAS) surgiu em decorrência do compromisso de aprofundamento e disseminação dos estudos sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa, firmado por educadores e pesquisadores brasileiros durante o IV EIAS. Desde então as edições nacionais têm acontecido com regularidade, tendo sido realizadas em 2005, 2008, 2010 e 2012, respectivamente, nas cidades de Campo Grande/Mato Grosso do Sul; Canela/Rio Grande do Sul, São Paulo/SP e Garanhuns/Pernambuco.
Os eventos anteriores continuaram apontando para a importância de se definir uma agenda de ensino e de pesquisa em Aprendizagem Significativa, para o fortalecimento das iniciativas já existentes, e de maior interação entre pesquisadores e professores ocupados com esta Teoria. Desse modo, o 5°ENAS tem como objetivo disseminar ainda mais a Teoria e ampliar as reflexões sobre suas implicações tanto para o Ensino quanto para a Investigação sobre o Ensino. Sua dinâmica, prevendo a apresentação e discussão de trabalhos e linhas de investigação na Teoria de Aprendizagem Significativa, abrangerá conferências, mesas redondas e sessões coordenadas, além de minicursos e oficinas sobre temas que envolvem a Teoria e sua relação com os processos de ensino, de aprendizagem e da investigação educativa, particularmente a investigação sobre o ensino de diferentes áreas de conhecimento que se estabelecem nos contextos formais e não formais.
Partindo desse propósito, convidamos pesquisadores, formadores de professores e professores dos diferentes níveis de ensino, alunos dos Cursos de Licenciatura e de Pós-Graduação em Ensino para participarem do 5°ENAS. Todos interessados na Teoria da Aprendizagem Significativa como referencial teórico para subsidiar a prática investigativa e/ou pedagógica poderão participar com ou sem apresentação de trabalhos. Os trabalhos aprovados serão apresentados em sessões de:
1) Comunicações Orais: texto relativo a trabalho completo (08 a 10 páginas) como resultado final de pesquisa ou artigo com desenvolvimento teórico;
2) Painéis: texto (4 a 6 páginas) relativo à pesquisa em andamento ou relato de experiências de ensino fundamentadas na Teoria da Aprendizagem Significativa.
Em ambos os casos, os textos deverão ter título em português em maiúsculas, titulo em inglês em minúsculas; nome (sem titulação) e endereço profissional (sucinto) dos autores; resumo (curto) em português com três a cinco palavras-chave; abstract em inglês com três a cinco keywords. As referências do longo do texto e ao final deverão ser dadas de acordo com as normas da APA.
O foco do evento é a Teoria da Aprendizagem Significativa,
razão pela qual não serão considerados trabalhos fora dessa temática.
DATAS IMPORTANTES
 Submissão de trabalhos: de 15 de fevereiro a 30 de março de 2014
 Resultados da avaliação dos trabalhos submetidos: até 30 de junho de 2014
 Inscrição nos minicursos: 18 a 22 de agosto de 2014
 Realização do 5oENAS: 01 a 05 de setembro de 2014
Comissão Organizadora
Marco Antonio Moreira (IF-UFRGS)
Evelyse dos Santos Lemos (IOC-FIOCRUZ)
Tania Roberta de Oliveira (UEPA-PA)
Nelson Cardoso Leite (UEPA-PA)