DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA EXOTÉRICA E ESOTÉRICA

05/10/2011 20:56

 

(Fragmento do texto: SANTOS, S. C. S., GHENDIN, E. UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DA CIÊNCIA A PARTIR DOPENSAMENTO DE ATTICO CHASSOT: POSSIBILIDADE DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA In: VIII Congresso Norte Nordeste de Ensino de Ciências e Matemática, 2009, BOA VISTA.)
 
 
"Será que a forma de ensinar de um professor de Ciências deixar um assunto claro ou obscurecido?" 
 
No seu livro Educação e consciência (CHASSOT, 2007) trabalhou a relação da educação, Alfabetização Cientifica, Currículos e analise de contribuições das reflexões Weber[1] e Nietzsche[2] (baseado no estudo da sua dissertação) no fazer e criticar a Ciência e o Ensino para formar os estudantes para a sociedade, nessa reflexão o autor questiona a forma mecânica de se ensinar Ciências através de uma educação bancária sem a reflexão da sua utilidade e reconstrução para as necessidades locais, como se fosse produtos para um sistema. A partir dessa reflexão discursa sobre a construção de um paradigma inquestionável através do discurso de professores sobre a Ciência para as pessoas comuns, sendo vista de uma forma mística e mágica, como um mistério para pessoas especiais e fora do normal.
Chassot faz ligação com assuntos sobre Bruxarias e Alquimia, conhecimentos que desenvolveram muitas técnicas no tempo onde não havia ainda a Ciência formalizada, mas assim mesmo Chassot busca a “libertação” dos conhecimentos “esotéricos” em ascensão por um novo conhecimento “exotérico” para a Ciência. A forma esotérica (mágica, espiritual e misteriosa) denota uma linguagem de poder aos que a pertencem, esta Ciência não é desejada nas escolas, mesmo que praticada por alguns, mais é necessário que a Ciência seja exotérica (racional, reproduzível e útil). A polaridade nas escolas e na comunicação cientifica em sua linguagem pode torna um instrumento humano distante e inalcançável da Ciência em apresenta - lá de forma esotérica em vez de exotérica. Está presente o esoterismo versos o exoterismo nessa comunicação científica no Ensino de Ciências.
Nesse direcionamento aponta Chassot na direção da pergunta: Como estudá-la e não cair no dogmatismo do cientificismo? Aprendendo com as lições da História e sua linguagem, mas não esgota o tema somente com isso.


[1] WEBER, Max. La ciência como profisión. La política como profesión. Collección Autral. 1.ed. Madrid: Espasa Calpe, 2001.
[2] NIETZSCHE, Friedrich. El gay saber o Gaya Ciencia. Colección Austral. 3.ed. Madrid: Espasa Calpe, 2006.
__________. Así habló Zaratustra. Colección Obras fundamentales de La filosofia. Barcelona: Folio, 2000.
__________. Esse homo/El anticristo. Colección Obras Inmortales da literatura universal. Barcelona: Edicomunicacion, 1999.
 
CHASSOT, A. Educação consciência. 2.ed. Santa Cruz do Sul: EdUNISC. 2007a.