Poluição Hídrica - 2012

Roteiro de aula prática

Identificação: Poluição hídrica.

 

Objetivo: Mostrar os principais causadores da poluição hídrica, entender o que isto acarreta para os seres aquáticos, e arquitetar um projeto de solução para esta área poluída.

 

Introdução: A poluição hídrica é decorrente principalmente do lançamento de substâncias tóxicas e/ou orgânicas sem tratamento na água, o que pode levar um aumento na concentração dos nutrientes naturalmente disponíveis, ou mesmo, esses despejos podem conter níveis fatais de toxinas. Conseqüentemente a fauna deste local será desequilibrada, pois alguns seres podem se favorecer desta alta concentração de nutrientes enquanto outros morreram ou pelo aumento do numero de predadores (se estes forem os mais adaptados ao desequilíbrio), ou a maioria morrerá pela intolerância as toxinas presentes na água. Sabendo disso, nossa prática visa mostrar essa realidade aos alunos, mostrando o rio já poluído, deixando claro, as principais causas desta poluição, seus causadores, e a observação da fauna atual deste local.

Métodos:

a) Recursos: autorizações, que serão dadas aos alunos dias antes da excursão e deverão ser assinadas pelos pais de cada aluno (Anexo); pessoas acompanhando, estas serão da unidade de ensino; preenchimento da ficha de relato pelos alunos (Anexo).

b) Procedimentos: Aula expositiva, visita ao espaço não formal – igarapé da rua Circular II, ficha de relato (Anexo). A atividade completa deverá ser executada no decorrer dos 5 tempos de aula em um dia.

Reflexão: Como seria este rio antes da poluição?

Quem será o principal causador desta poluição?

Será que ainda existem seres vivos neste local?

Há ações que podem ser tomadas para solucionar ou mesmo atenuar esta situação?

 

Considerações finais: Com esta atividade faremos uma associação de uma vista cotidiana com o assunto biológico, o que pode gerar uma conscientização de conservação. O objetivo é que todos visualizem que fazemos parte de um ciclo biológico, onde nós -os seres humanos- temos sido os principais intervencionistas no habitat dos demais seres vivos, e entender que isto pode se voltar contra nós – efeito bumerangue.

 

Atividade de exercício: Será entregue a cada aluno uma ficha de relato que será preenchida antes, durante e depois da prática (Anexo 2). A pergunta 1, deverá ser feita antes da saída, a 2,3,4 deverão ser feitas no local da prática e por fim a pergunta 5 quando voltarmos a escola.

 

Plano da atividade prática

Competências e habilidades (Enem 2009):

Competência de área 3: Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.

H10- analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e (ou) destinos dos poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais.

 

Objetivos:

Mostrar os principais causadores da poluição hídrica, entender o que isto acarreta para os seres aquáticos, e arquitetar um projeto de solução para esta área poluída.

Perguntas orientadoras:

Como seria este rio antes da poluição?

Pelas observações de contaminantes, quais os principais objetos encontrados?

Pelos objetos vistos, qual o principal (is) causador (es) desta poluição?

Como a fauna deste local respondeu a isso?

Que possíveis ações poderiam ser tomadas para solucionar ou mesmo atenuar esta situação?

 

Conteúdo específico:

a) Eutrofização

b) Poluição doméstica e industrial

c) Outros poluentes

d) Possíveis soluções como: tratamento da água, tratamento adequado dos efluentes domésticos e industriais antes do despejo e a busca de novas tecnologias que evitem o uso de poluentes na produção industrial.

 

Projeto do material didático:

Ficha de relato impressa, esta conterá perguntas subjetivas que deverão ser respondidas individualmente pelos alunos antes, durante e após a prática.

Tempo:

4h – o equivalente a um turno de aula.

Conhecimento prévio:

Aguçar a memória dos alunos para que eles se lembrem de situações que se referem ao conteúdo e através do dialogo tentar perceber o que eles sabem sobre este desequilíbrio e se tem idéias de como resolvê-los.

 

Desenvolvimento:

Ao chegarmos ao local serão distribuídas aos alunos as fichas de relato, onde eles deverão observar a situação do desequilíbrio e responder as primeiras perguntas. Após dar-se-á início a aula expositiva, posterior a isso será requerido aos alunos que respondam, na ficha de relato, as perguntas em questão. Finalizaremos debatendo sobre a melhor forma de solucionar ou atenuar tais desequilíbrios.

 

Avaliação:

As pontuações serão computadas de acordo com as respostas da ficha de relato. Além da participação dos alunos na atividade.

 

Observações:

Anexar as atividades requeridas pelos outros professores.

Por ser um local público e não estando sob guarda de nenhum órgão governamental não será necessário nem uma autorização de entrada ao local, assim com por ser bem próximo a escola, não necessitará do uso de translados.

_________________________________________________________________________________________________________________________________

Autorização

 

Eu,__________________________________________, de RG ____________ responsável pelo aluno _______________________________________ da escola Raimunda Holanda de Souza, pertencente à série _________, da turma ______ do Ensino Médio, o autorizo a participar da atividade prática que será desenvolvida no igarapé da Circular II, localizado na rua Circular II, no Bairro Cidade Nova 5. Sabendo que a atividade ocorrerá no dia 24/04/2012 das 8:00 às 11:00h.

Em caso de emergência ligar para ______________________, e falar com ___________________________________.

 

 

____________________

    Assinatura do responsável

 

Manaus, ___ de ___________________ de 201__

_________________________________________________________________________________________________________________________________

Ficha de relato

Escola: __________________________________________________

Professora:__________________________________    Disciplina: Biologia

Aluno (a): ___________________________________________________

Série: 3º ano                 Turma:                               Data:

 

  1. O que você sabe sobre poluição hídrica?
  1. Você acha que este rio sempre foi poluído desta forma? Caso não, descreva o que o levou a estar desta forma.
  1. Como os animais deste habitat responderam a este impacto? Eles são os únicos a sofrerem com esta poluição? Explique.
  1. Quais os principais poluentes da poluição hídrica?
  1. Que ações poderiam ser tomadas para evitar a poluição das águas?

 

Disciplina: Biologia

Curso: Desequilíbrios Ambientais  

Carga horária: 4h e 15min (equivalente a cinco tempos de aula).

Série: 3º ano do Ensino Médio

Ano letivo: 1º bimestre de 2012             

Classes: A e B    Número de alunos nas classes: A-35 e B- 40

 

Anne Carolline dos Santos Graça

Licencianda em Ciências Biológicas - UFAM