WebQuest - IBB046 Metodologia da Pesquisa Educacional

 

OBJETIVOS:

 

  1. Geral:

Contribuir para o conhecimento do planejamento e execução de pesquisa em educação, considerando os aportes teóricos necessários para a formação do professor em ensino de Ciências.

  1. Específicos:

Apresentar os tipos de pesquisas, áreas de pesquisa, estrutura básica da pesquisa.

Analisar os diferentes instrumentos de coleta e analise de informações de uma pesquisa educacional em relação aos objetivos propostos.

Apresentar um conjunto de teorias mais frequentes nas pesquisas de Educação em Ciências.

Produzir relatórios de pesquisa e analisar a coerência do designer da própria pesquisa.

Conhecer o processo de divulgação científica e circulação do artigo científico.

Compreender a construção de um artigo científico, e a coesão de suas partes.

 

EMENTA:

O planejamento da pesquisa. Abordagens à pesquisa educacional. Classificação da pesquisa. Coleta e análise de dados quantitativos e qualitativos da pesquisa; escrevendo os resultados da pesquisa. Elaborando apresentação do relatório de pesquisa. Como elaborar artigos para publicação.

 

O QUE É WEBQUEST?

 

Webquests (questões na rede – internet) são miniprojetos de site com situações problemas para solucionar visando a promoção de competência.
Usam recursos de texto, vídeo, áudio, livros, etc.
Inventado por Bernie Dodge na década de 90.

Estrutura:

Introdução: apresenta as informações básicas aos alunos, orientando-os sobre o que vão encontrar na atividade proposta. Além disso, tem como objetivo despertar o interesse deles para realizar o trabalho, isto é, motivá-los para começar.
Tarefa: descreve o que os alunos deverão elaborar ao finalizar o trabalho. Os projetos podem ser uma página Web, uma apresentação em PowerPoint ou uma exposição oral do tema trabalhado (de acordo com o que o professor planejou).
Processo: especifica os passos que os alunos devem fazer para concretização da tarefa, incluindo orientações sobre como subdividir as tarefas, detalhes dos papéis que podem assumir cada um dos alunos e estratégias de trabalho.
Recursos: disponibiliza aos alunos uma lista de sites Web a serem consultados para a realização do trabalho. Previamente, o professor tem que verificar se esses sites são confiáveis e estão atualizados de acordo com o tema em questão. Essa seleção de sites facilita a navegação pela rede e evita desvios do tema central. Podem ser incluídos outros recursos que não sejam da Internet.
Avaliação: nessa parte, são explicados os critérios que serão utilizados na avaliação do trabalho.
Conclusão: corresponde à finalização da atividade. Apresenta um resumo que leva à reflexão da atividade para reconhecer o que foi aprendido.

 

Figura 1: Uso da informática é importante e util para agilidade do estudo.

Fonte: Repositório do Google.

 

Neste bloco estão presentes cinco WebQuests (WQ):

 

WQ 1 – Técnicas de Estudo e uso de TICs

 

WQ 2 – Problema do Conhecimento

 

WQ 3 – Demarcação do conhecimento científica

 

WQ 4 – Bases Epistemologicas do trabalho científico

 

WQ 5 – Estrutura da Ppsquisa quantitativa