O que é Biologia e o seu Ensino?

02/05/2012 01:28

 

Por Saulo C. Seiffert Santos

É interessante pensar e analisar que muitas noticias e informações são chamadas de ciências, e como tal devem ser respeitadas por se atribuir a qualidade científica. No entanto, qual é a relevância de se aceitar que uma informação é científica de fato e esta contribuindo de fato para a formação do conhecimento científico? Umas dessas informações são as do ramo biológico. O que é Biologia? E como seria a oferta desse conhecimento, ou seu ensino?
 
 
 
Desta forma, o fato de haver ciência deve a necessidade de conhecer e resolver problemas, e este conhecimento de beneficiar a humanidade de forma direta ou indireta. A Biologia se enquadra neste esquema simples, como conhecimento sobre o DNA, Evolução Biológica, Ecologia, avanços na produção de alimentos por meio da Biotecnologia, entre muitos outros.
Contudo, o que se chama de Biologia (ou a ciência da vida) é questionado sobre se é como as outras ciências mais antigas, tais como suas irmãs mais velhas, como a Física e a Química. Observe que muitas descobertas biológicas houve contribuições nas leituras físicas e químicas, não de um todo de origem de teorias biológicas, como a síntese de proteínas e de DNA, no qual há envolvimento das teorias químicas e físicas de causa e efeito, de cunho até fisicalista. Mas não há contribuições das mesmas em outras teorias próprias da Biologia como a Evolução Darwiniana ou das comunidades.
 
 
 
Assim percebe-se que a Biologia não se restringe a leis da Física e da Química, e que ela mesma se percebe como ramos de conhecimento independente e autônomo como pesquisa e estudo de problemas que as outras ciências não possuem grupo de estudo ou até objeto de estudo semelhante.
Isto foi discutido quando houve nos séculos passados a disputa entre vitalistas (aqueles que acreditavam que a vida não se resume na matéria inanimada para explicar a vida) e fisicalistas (aqueles que criam que a vida se explica pelo mecanicismo e pela causa e efeito a partir da matéria inanimada). Ambos fracassaram numa explicação eficiente sobre a vida, no entanto do embate dessas duas, surgiu o que mais aceitos por biólogos, o organismos, muitos chama de holismo, no qual entende a soma das partes e menor que o todo, e que existe de se estudar a vida e esta não se resume em apenas leis físicas, mas que há uma estrutura maior que dá orientação em contingências e probidades.
 
 
 
Desta forma, como se deve estudar a vida não somente com o procedimento de pesquisas das disciplinas exatas somente, pois o conhecimento biológico cada vez mais distinto dessas se tornou mais compreensivo pela teoria da Evolução, que durou mais de cem anos para ser aceito. Não ocorre isso na Física e na Química, por exemplo, que possuem teorias desconectadas de outras, e as vezes grupos de teorias que não se pode sobrepor a outras e que estudam o mesmo objeto, como a teoria da relatividade e da física quântica na analise de do mundo das partículas elementares e na analise do estudo espaço-tempo cósmico.
 
 
 
Percebemos que no método de pesquisa também se diferenciam, pois na biologia se encontram disciplinas originadas do naturalismo, que tem a descrição e a observação como principais fonte de dados, e outras ciências experimentais que possuem nas metodologias quantitativas e na estatística sua forma de analise. Mas dentro das ciências biológicas se aceita o pluralismo como necessidade mais do que outros, pois um biólogo se foca em explicar um fenômeno, ele verifica as possibilidades em um contexto histórico, principalmente na Biologia Evolutiva.
Nas próprias ciências biológicas se questiona uma unidade metodológica para se fizer jus a ao titulo de Biologia, no entanto não ocorre. Mas possui um consenso na explicação nas correntes evolutivas, no qual se respalda a sua unidade teórica básica, que se deu na teoria sintética da evolução.
Logico que há um contexto politico, social e histórico que mostram esta trajetória e singularidades.
Penso que para essa perspectiva, o ensino da mesma é ofertado como se fosse com qualquer outra ciência, que não é. Possui o mesmo método de pesquisa que as outras, que não possui. E até mesmo que seus conceitos e teorias são fixos e perenes, que não ocorrem, mas são muitos discutidos e evoluem são reexplicados em outras tradições de pesquisa, no qual ocorrem varias semânticas, analogias, metáforas no entendimento de conceitos biológicos.
 
 
 
A Biologia deve ser pensada pelos biólogos, e no seu ensino ser diferenciada como ciência particular e autônoma, e que a tal “unidade” científica existe num sentido de busca das explicações com responsabilidade e ética, e que esta busca é compartilhada fora das ciências naturais.
 
Assim a Biologia e o seu ensino é um caminho que deve ser trilhado com distinção e reflexão das suas bases teóricas, epistemológicas, conceituais, metodológicas e sociais, com as devidas contribuições e interdisciplinariedade com as ciências da educação. No entendimento que contribuem e continuaram a contribuir para o mundo se enxergar que são mais que a soma das partes, ou que se existe um todo, é melhor que coisas soltas e desligadas.