Ensino de Ciências e perspectivas

15/08/2009 12:58

   Uma linha de estudo em Ensino de Ciências está referendada a uma teoria de educação sobre o processo ensino-aprendizagem. Assim como o Behavorismo (Condicionamento), Construtivismo (normalmente reportado o seu início a Piaget com a teoria do Construtivismo genético), e dentro desta há vários ramos como a Aprendizagem Significativa de Ausubel.

Para cada teoria têm as suas metodologias baseadas em seus pressupostos epistemológicos e ontológicos os norteadores. Como a linha dos Modelos Mentais, a partir daí os estudos de modelagem de conceitos e representações mentais; o estudo sobre linguagem da linguagem, dentro desta existem complexos que envolve semântica e psicologia para teorias como a transposição didática, analise de conteúdo e do discurso, o uso de analogias e metáforas. No entanto, tudo busca facilitar a apropriação de conceitos e conhecimentos científicos para fazer que as pessoas possam ir além do que o senso comum nos seus julgamentos.

Nunca como antes se pensou sobre a importância dos estudos de ciências para o ensino básico a partir do embasamento de filosófico, culturais e político para a formação de cidadãos que compreenda o seu tempo e suas tecnociência para tomarem decisões que auxiliem na manutenção dos seus espaços e recursos. Por isso toda essa busca de organização para existir uma Educação em Ciência que pesquise a própria prática para evitar o máximo possível erro de dogmatismo e idéias egoísta sobre os recursos que temos no planeta.

Saulo C Seifert: e-mail seiffertsaulo@gmail.com